top of page

Quais os tipos de brita e qual a função de cada um??


A Brita, que é classificada como um agregado, é um material considerado artificial, pois é produzida a partir de uma outra fonte, que são as rochas maiores extraídas de pedreiras e fragmentadas após um processo de qualificação industrial. Ela tem várias classificações de acordo com o tamanho na qual é fragmentada, e cada um desses tamanhos é usado para um propósito específico no ramo da construção civil. Para que seja comercializada ela deve ter qualidade comprovada, seguindo as especificações de resistência.

Cada tipo de estrutura requer um ou vários tipos de brita, pois elas influenciam diretamente na qualidade do concreto, que tem a rocha como a principal matéria prima. Em casos de casas baixas, por exemplo, usa-se um tipo e tamanho de brita, já para edifícios, grandes pavimentos, processo de fabricação dos pré-moldados e concreto à mostra, outras classificações são necessárias.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, 85% dos materiais usados para produzir brita é composto por granito e gnaisse. Calcário e dolomito são 10% e para completar, 5% de basalto e diabásio, e o estado que mais produz é o de São Paulo, com 30% do total brasileiro.

Pela sua grande importância em várias fases de construção, laboratórios de pesquisa de concreto procuram também alternativas para melhorar a brita e como melhor utilizá-la. Seus tamanhos são variados, o que ajuda a diferenciação.

Veja como ela é, de acordo com a ABNT NBR 7525, classificada.

Pó de brita:

Sua malha é de 5 mm, e é muito utilizado para obtenção de concreto com textura fina, como em calçadas, na fabricação de pré-moldados, já que dá maior facilidade de modelagem, como estabilizador de solo na produção de argamassa para o contrapiso. É também muito usado nas empresas que mexem com produção de asfalto.

Brita nº 0 ou Pedrisco:

A malha é de 12 mm e ela é bem pequena, sendo muito usada na produção de vigas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto para construção e fundação, paralelepípedos de concreto moldados, aqueles de encaixe, para a produção de chapisco, blocos e manilhas.

Brita 1

A malha é 24 mm, o dobro da brita 0 e é a mais usada em todos os processos da construção civil, pois é a mais usada na produção de concreto para as colunas, que não parte crucial quando se trata de qualidade necessária, vigas e lajes, ou seja, quase tudo. Nas construções de grande porte como prédios e grandes espaços comerciais ela é ainda mais usada.

Brita 2

Tem malha 30 mm e é utilizada somente quando há necessidade de um concreto mais resistente, normalmente em construções de porte maior e que tenha que suportar mais peso. O concreto é chamado de concreto bruto, e é requerido em pisos de maior espessura.

Brita 3

A malha é ainda maior, dessa vez com 38 mm, e já não é mais usada em processos normais de construção, mas em obras de base, como aterramento, nivelamento ferroviário e na instalação de drenos.

Ainda há classificação para as pedras maiores, que não são mais britas, que é a Pedra Marroada, com 200 mm, usada normalmente em grandes muros de contenção, barreiras, aterramento, assentamento, etc.

Cabe ao engenheiro e aos responsáveis pela obra decidir qual brita usar, de acordo com as necessidades da obra e respeitando as regras da ABNT, sempre fiscalizando a qualidade daquilo que se tem comprado!


13.637 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page