top of page

Perguntas e Respostas

 

1 - E necessário uma mão de obra especializada para se construir neste sistema?

 

Este Sistema permite trabalhar inclusive com mão de obra não especializada, porém é muito mportante que se tenha um bom projeto e que as pessoas que estejam trabalhando neste sistema tenha uma noção do que esta acontecendo, para isto a sahara tecnologia oferece o| reinamento para o seu profissional.

 

2 — É necessário algum tipo especial de fundação para se construir neste sistema?

 

vluito pelo contrário. Por se tratar de uma obra mais leve que a convencional ela gera uma ;erta economia, especial não, mas+econômica sim. Para isso se faz necessário um Drofissional habilitado e calculista que te de toda a informação necessária.

 

3 - Qual a ferragem ideal para se trabalhar com o sistema?

 

sso já faz parte de um cálculo estrutural, o calculista estará determinando qual será a bitola Jo ferro. Para a fundação serão ferragens convencionais e dentro dos grautes que s/ao os uros normalmente a bitola será de 1/8 da área, não podendo ultrapassar esta medida.

 

4 — Se eliminarmos algumas ferramentas do método construtivo convencional como a colher de pedreiro pó exemplo, quais são as ferramentas indispensáveis no sistema construtivo modular?

 

Mão será dispensado o prumo, o nível até mesmo a colher de pedreiro para assentar inclusive| 3 primeira fiada que será de renivelamento. A partir desta primeira fiada ou segunda nivelada 3 tendência será você continuar a obra com uma bisnaga como se fosse um confeiteiro d( x>lo, gerando assim a economia do sistema construtivo modular. A massa não se coloca com) a colher de pedreiro e sim com esta bisnaga.

 

5 - Sabemos que para assentar os tijolos neste sistema precisamos de uma bisnaga gual aquela de confeitar bolo. Se é tão simples assim, onde eu compro essa bisnaga?

 

Já existe no mercado o comercio destas bisnagas voltadas à construção civil, ocorre que não| sxiste nada de especial nestas bisnagas. Com um pedaço de corvim que seria usado para apeçaria e revestimento de bancos de automóvel, você costura um pedaço cónico, deixando 3 parte interna plastificada para que o material se escoe e simplesmente na sua ponta você /ai cortar um pequeno pedaço para formar um orifício.

 

6 - Qual é o segredo na fundação para que as paredes subam alinhadas e no prumo?

 

Matemática. Cálculos. Para isso você terá que ter as medidas exatas e a principal vantagem po sistema construtivo modular é que as medidas são precisas.

 

7 - Que material eu posso utilizar para colocar na bisnaga e assentar os blocos sem que| ela entupa?

 

Em questão de entupimento vai muito do volume que esta sendo extrusado e pelo material que| ssta sendo inserido na bisnaga. Ex. se você utilizar apenas argila (terra) basta você ter um eor de umidade pastoso alto, se você for utilizar a Cal com areia você terá maior pastosidade bu seja, deslizara melhor sobre a bisnaga e existe também outros materiais que você pode| jtilizar que dão mais viscosidade à massa, de diversos fabricantes de grande porte como a Dtto baumgart etc.

 

8 - Como eu farei as colunas sem madeiramento?

 

lK coluna é a parte principal da construção, é a estrutura que da sustentabilidade à obra, para sso hoje ao invés de se gastar aquele dinheirão com caixaria e madeiramento nos usamos osl bróprios furos dos tijolos passando por dentro os vergalhões já calculados de 1/8 do tamanho ja área e a cada % metro que a obra sobe você derramará o concreto líquido em forma de grautes formando assim a estrutura e estabilização da obra.

 

9 - Qual é a distância ideal para encher as colunas e a construção fique segura e ao nesmo tempo económica?

 

Segundo todos os cálculos que foram executados, diz que a distância ideal seria que nunca jltrapasse a 1 metro na extensão e nem a 1 metro na altura, portanto a canaleta deve subir de metro em metro e cada coluna também.

 

10 - Para que serve a canaleta?

 

*A principal função da canaleta é uma cinta de amarração das colunas, como uma obra temi :entenas de colunas em pé, num impacto qualquer uma destas pequenas colunas poderia ser ragilmente derrubada a canaleta forma a cinta que interliga uma a uma. Ou seja, para se [novimentar uma só coluna após a amarração com as canaletas você teria que movimentar] odas ao mesmo tempo. Que seria impossível.

 

11 - Como é feita a amarração das paredes?

São feitas através de barras de ferros de término de uma parede até uma outra parede principal que receberá esta secundária com uma segunda coluna e a cada meio metro de subida da obra será colocado um grampo ligando assim uma ferragem à outra.

 

12  - O que é uma micro chaminé? E quais são suas principais funções?

 

Eu diria que as micro chaminés são toda a base do sistema construtivo modular, ela é que vai te dar a qualidade de vida da obra. Desde que a micro chaminé não seja obstruída fará com que a umidade que venha do alicerce suba por evaporação passando pelos diversos andares e chegando à altura da laje não tenha obstruído. Outra função da micro chaminé também é não deixar aquecer a parte interna e também a parte sonora, ou seja, estamos falando de qualidade em umidade, térmica e acústica.

 

13   - A medida das ferragens usadas nas canaletas são as mesmas usadas nas
colunas?

 

Não obrigatoriamente, a função desta ferragem é formar uma cinta interligando cada material. Hoje normalmente nas canaletas, se trabalha com ferragens por volta de 4mm ao no máximo Va de polegada, se uma canaleta tiver uma ferragem muito pesada ao invés de ela trabalhar tracionando, ela poderá expandir e trincar o concreto.

 

 

14 - Estou fazendo a minha cozinha e gostaria de passar meu encanamento também nas canaletas para instalar minhas torneiras etc Isso é possível?

 

É ai que entra o sistema construtivo modular perante um bom projeto, quando se faz um projeto você já sabe que altura vai trabalhar os canos na horizontal e se houver necessidade de algum ponto de abertura. Neste momento você coloca a canaleta para facilitar o seu trabalho.

 

 

15 - Notei que quando fui colocar minhas janelas elas eram todas sob medida, saindo assim da modulação. Posso quebrar e aumentar o espaço com a marreta como no sistema convencional?

 

Podemos aumentar sim, ampliar nossa parede e de preferência evitar o uso da marreta, porque ela gera impacto, vibração e consequentemente as trincas. A ferramenta ideal para se fazer um corte numa parede é através de uma serra de corte (makita).

 

 

16 -  Novamente quando eu instalei as janelas notei que os furos tiveram que ser interrompidos neste espaço. Existe alguma forma de não isolar os mesmos?

 

Não se deve subir as micro chaminés até as janelas pois senão a umidade irá apodrecer a mesma. O que normalmente é feito é colocar a canaleta na ultima fiada que é feita aquela cinta na parte inferior da janela e ali se colo uma tubulação tipo duas polegadas com diversos furos ocupando o espaço todo da janela na horizontal ou seja a umidade vai entra nos furos deste tubo de corre da horizontal para a lateral, o primeiro furo pós janela que não esta obstruído usando a barra de ferro servirá como duto de passagem de ar.

 

17 - Posso utilizar espuma de vedação igual ao Sistema convencional de construção, para minhas janelas e portas?

 

Sem dúvida alguma, a espuma de vedação que é uma espuma de poliuretano que eles chamam é muito usada em países que tem abalos sísmicos, (terremoto) uma espuma expansiva, você a injeta em pequenos vãos ela expande e o excedente você corta, poupando sua mão de obra de colocar massa no local, e o funcionamento dela é perfeito neste sistema.

 

18- Que tipo de laje posso utilizar neste sistema? Existem novidades para este sistema?

 

A Laje ou seja cobertura terá logicamente algum peso depositado sobre a mesma ou acesso; ela pode ser a antiga laje maciça de concreto puro, pode ser também a antiga laje pré fabricada onde você usa aqueles trilhos convencionais, hoje porém a laje mais utilizada e a laje treliça que ela é cavaletada para ter maior resistência.

No passado se utilizava nas lajes comumente usadas (treliça) as lajotas cerâmicas hoje inclusive em falta no mercado e com o custo muito elevado.

 

O grupo Aguilar lançou no mercado uma lajota de concreto vibro compactada que é feita de areia ou de pedrisco como se fosse um brasileirinho ou um bloco. Vantagens: ela se torna muito mais leve no final da obra pelo recapiamento, atingindo uma resistência muito mais elevada do que a convencional (ela tem resistência mecânica própria) consequentemente se gastará menos concreto, menos mão de obra e como já havia dito muito menos peso por metro quadrado de laje.

 

19 - Vou construir uma casa térrea e posteriormente tenho vontade de construir, mas um pavimento. Como devo proceder com as ferragens na minha laje?

 

Como no nosso sistema já se inicia previsto o segundo andar quando você chega à altura de bater a primeira laje, neste último meio metro a ferragem vira dupla, ou seja, uma destas barras se dobra para cima da laje e a segunda barra de ferro segue para o segundo pavimento ou terceiro ou quarto como seja.

 

20  - Devo ou não me utilizar de conduites para a passagem da fiação?

 

O canduite segundo as normas ele prevê que quando você chumbar a fiação não fique grudadas diretamente na parede, obviamente que quando foi feito isso ninguém sabia que nós poderíamos fazer uma peça com extrema precisão e utilizar a própria peça como condutor. Mesmo assim se voe quiser se utilizar de um canduite dentro dos furos do brasileirinho ou solo-cimento no sistema construtivo modular nada impede, porém você estará colocando um conduite "pequeno" dentro de um conduite grande, é questão de custo.

 

21 - No método convencional os conduites ficam devidamente chumbados na laje para a passagem da fiação. O que pode ser feito para eliminar isso no sistema construtivo modular?

 

Isto se torna uma falha! Quando você funde sua fiação dentro da laje, se um dia ou outro este canduite estiver obstruído, você não terá mais acesso para poder mexer em nada. Hoje normalmente é colocado e muito utilizado os forros falsos, feitos de madeira, plástico, gesso, e toda essa fiação, tanto na elétrica quando a hidráulica, será fixada embaixo da laje. dando assim liberdade, um espaço totalmente arejado para se trabalhar. No nosso sistema comando uma laje na horizontal, você acessa na parede, o furo que deseja para deixar no ponto ideal do trabalho.

 

22  - Posso utilizar canaletas na última fiada para encostar na laje?

 

Dependendo do porte da obra se dispensa o uso de canaletas, mas veja isso se chama cálculos. De acordo com o vão, pode ser necessário a utilização muitas de vezes não só de uma canaleta mas de até duas fiadas delas, reforçando uma cinta que ao colocar pressão sobre elas essas paredes não abram. Quem manda muito nisso é o tamanho do vão livre.

 

23 - Gostei do sistema mas eu já comecei minha obra no método convencional. Posso continuar o segundo pavimento no Sstema Construtivo?

 

Simples. Você introduz furos com a furadeira de aproximadamente de 5 a 7 cm de produndidade, introduzindo sob pressão as barras de ferro com auxilio de uma marreta que entrarão pinadas nesta laje.

 

24 - Utilizei o bloco módulo estrutural para fazer o primeiro pavimento de minha obra. Posso utilizar outro bloco para fazer o andar superior?

 

O Sistema Construtivo Modular te da condições de você usar o Solo-cimento, o módulo estrutural, o Brasilieirinho, em diversas versões n° 1, 2, 3 ou 4, Portanto não existe problema algum pois todos eles estão modulados.

 

25 - Gostaria de fazer minha parede da sala como o tijolo à vista em solo-cimento. Existe essa possibilidade. É comum fazer um misto de blocos?

 

Hoje é comum se projetar em alguns painéis da casa o tijolo em solo-cimento por questão da sua nobreza e beleza, e o sistema por ser modular e todo grampeado, você pode diversificar o náximo possível utizando toda a sua criatividade. ( ex. bares, churrasqueiras, estantes. mesas )

 

26 - Rebocar minhas paredes como uma brocha a uma espessura de 5 mm, isso é possível?

 

Na pratica agente nota que o custo maior das obras são exatamente os disperdícios de material. o disperdício é feito pelo que se cai no chão e não há aproveitamento, joga-se fora, ej selo que cai em excesso na parede e fica la desnecessariamente. Nunca se viu que fosse necessário embossar uma parede com 3 cm de espessura porque isso seria excesso de peso. :usto e na verdade afetaria até a parte estrutural da obra. O que nós fazemos, se nós temos! jma parede precisa o embosso antigo chamado chapisco se torna desnecessário, porque se jtilizando de uma trincha ou brocha cassaremos uma demão de uma massa muito mais

 

27 - Posso aplicar o gesso, grafia to ou até mesmo textura dircto na parede sem necessidade de rebocar? Como e porque isso é possível?

 

Trabalhamos com artefatos de cimento e o mesmo tem uma alta aderência muito mais que o sistem a cerâmico queimado. Como falamos anteriormente, tanto gesso, massa corrida Reboco enfim, qualquer material de acabamento pode ser utilizado diretamente em nossa parede. Um dos cuidados a ser tomado E que se deve molhar a parede antes de qualquer aplicação para que haja uma perfeita xiesão dos materiais.

 

 

28 - O que vai realmente garantir a qualidade térmica e acústica da minha obra neste sistema?

 

Indispensável que você mantenha todos os orifícios desobstruídos, respeitando na altura de canaletas a passagem do ar, colocando os tubos ou copinhos para concretar e o mesmo não feche as micro chaminés, e com isso você vai garantir todo o Sistema Construtivo Modular com todas as suas vantagens e precisão.  

Faça sua pergunta aqui!

Nome: *

Email: *

Assunto:

Pergunta:

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page