Limpe sem agredir o meio ambiente

February 15, 2016

A ″limpeza do bem″ existe e deixa a casa impecável, sem ameaçar a natureza. Isso é possível com fórmulas preparadas com ingredientes do dia a dia

 

 

Nas prateleiras do supermercado, sobram marcas de detergentes, desinfetantes e limpadores multiuso. Além da promessa de deixar a casa limpinha, a maioria desses produtos tem outra coisa em comum: substâncias de nome complicado (sulfatos, fosfatos, tensoativos...) que agridem oupoluem o meio ambiente.

"Existem componentes que, misturados, têm cheiro igual ao de ovo podre. Outros, como o cloro, além de matarmicro-organismos benéficos aos rios, podem formarcompostos cancerígenos", diz Sandro Mancini, professor de engenharia ambiental da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

A intensidade e o tipo de danos que esses produtos vão causar dependem sempre das fórmulas. A boa notícia é que algumas empresas, mais conscientes, já investem em opções menos poluentes ou com teores reduzidos dos compostos que fazem tanto mal.

Mas, se preferir, você pode preparar em casa seu kit de limpeza e criar um tão eficiente quanto os convencionais. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um dos mais versáteis aliados: ele mata bactérias, remove odores, manchas e ajuda a desentupir canos. "Junto com o suco de limão, que é outro bactericida, ou o álcool, com sua ação desinfetante, é muito eficaz", fala Mancini. 

Veja nossas dicas e deixe a casa tinindo de tão limpa:

AMIGA DA NATUREZA
Aprenda a usar receitas naturais para manter a casa limpa sem agredir o meio ambiente. Lembre-se de proteger as mãos e evitar que os produtos fiquem ao alcance de crianças e animais.

- Lavar a louça: dissolva o sabão em pedra em água quente e use como detergente;
- Banheiro: evite o cloro. Misture água quente com bicarbonato de sódio e passe com uma escova nos ladrilhos e azulejos. Na pia e no vaso sanitário, use vinagre de maçã e deixe por uma noite. Enxágue pela manhã;
- Vidros e espelhos: use três colheres de vinagre em 1 litro de água quente;
- Amaciante de roupas: adicione ¼ de copo de bicarbonato ao enxágue;
- Antimofo: guarde dentro dos armários pedaços de giz em sacos feitos com gaze ou tecidos telados;
- Tapete: jogue sal em toda a superfície e espere duas horas. Depois, passe o aspirador.

4 ATITUDES DO BEM
Reaproveitar peças de roupas, que não servem para doação, e poupar recursos naturais também são ações corretas.

- Recicle roupas: use camisetas velhas e toalhas já rasgadas para fazer a limpeza doméstica;
- Poupe água: reduza o tempo debaixo do chuveiro e acumule roupa para usar a lavadora;
- Descarte certo: separe o orgânico (sobras de comida, etc) do reciclável (latas, garrafas e embalagens);
- Seja consciente: nunca compre desinfetantes clandestinos porque suas fórmulas não passaram por inspeção e podem prejudicar sua saúde e a natureza. No supermercado, procure pelo selo de certificação na embalagem. Ele mostra se a fabricação do produto evita ou reduz a agressão ao meio ambiente.

RECICLE O SABÃO, PERFUME A COZINHA
Guarde sobras de sabão em pedra para fazer um novo. "Misture os pedaços com um punhado de açúcar e vinagre. Derreta em banho-maria, mexendo bem. Ponha numa vasilha e deixe endurecer por dois dias." 

Esta é uma das inúmeras dicas do Guia Ecológico Doméstico (Editora Contexto), de Maurício Waldman e Dan Schneider. O livro também traz opções para perfumar a cozinha de forma natural. "Em fogo baixo, cozinhe um pouco de açúcar mascavo com canela" ou "se, preferir, cravo-da-índia". Vale a pena conferir outras receitas no livro.

 

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/limpe-sem-agredir-782638.shtml

Please reload

Featured Posts

Cálculo de material para sua obra

September 17, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

Links Rápidos

Área Exclusiva

Notícias

Política de Privacidade

Contato

Contato Rápido

Endereços & Social

             (11) 99749-0977